24 a 30 de Julho de 2019
Realização:
 
Organização
Eventos Esportivos
 
Categorias: 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009
 
Conhecendo Araxá - MG

Araxá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua população estimada pelo IBGE em 2018 era de 105 083 habitantes
O topônimo "Araxá" significa terreno elevado e plano, planalto, chapadão, região mais elevada do que qualquer sistema orográfico.

Os primeiros povoados da região foram para o Desemboque, distrito de Sacramento, atraídos pela exploração do ouro. Posteriormente, com a decadência da mineração, esses moradores dedicaram-se à criação de gado. Entre 1770 e 1780, Araxá recebeu seus primeiros moradores, e surgiram as primeiras fazendas da região.

Descoberta a fertilidade da terra e o sal mineral nas águas do Barreiro, o povoamento de Araxá se intensificou. Em 1780 surge um povoado em um pouso de tropeiros na passagem de gado que ia ao Barreiro salitrar. Em 1791, foi criada a Freguesia de São Domingos do Araxá e nomeado o primeiro vigário.

Araxá é a cidade mais antiga de todo o Sertão da Farinha Podre, isto é, todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Contava com 235 anos em 2015.

Araxá tem na sua formação geológica riquezas minerais como as águas sulfurosas e radioativas, o nióbio e a apatita. Na Bacia do Barreiro, viveram mamíferos pré-históricos há milhares de anos.

Nessa região, formou-se um dos maiores quilombos de Minas Gerais, o Quilombo do Ambrósio.

O colonizador aqui foi atraído pelo sal natural das águas do Barreiro. A prática da pecuária foi o motivo básico dessa ocupação, seguida por atividades paralelas como o comércio dos tropeiros e mercadores e a agricultura. Como todo esse legado cultural Araxá é, ainda, uma cidade turística e o valor das suas águas e da lama termal a fez tornar-se uma estância hidromineral.

Enquanto cidade histórica, Araxá possui águas e lama medicinais, famosa pelos banhos terapêuticos. Alta e fria, florida e burguesa, serviu nos anos 1980 de cenário para a novela da Rede Manchete "Dona Beja", personagem mito da cidade, interpretada por Maitê Proença, baseada no romance de Agripa Vasconcelos.

Têm no Hotel do Barreiro e no "Cristo redentor" seus pontos turísticos mais conhecidos e apreciados. Sem contar nos seus produtos artesanais, como tapetes de tear, delicados bordados, sabonetes e cremes com a lama negra, doces e as quitandas.

Pontos turísticos

Grande Hotel de Araxá
Termas de Araxá
Fonte Andrade Júnior
Horizonte Perdido
Árvores dos Enforcados
Parque do Cristo
Museu Dona Beja
Museu Calmon Barreto
Museu Sacro de São Sebastião
Fundação Cultural Calmon Barreto

Dona Beja

Dona Beja é um nome conhecido de qualquer habitante de Araxá. Ana Jacinta de São José, seu nome verdadeiro, foi uma mulher que viveu na região de Araxá durante o século XIX, entretanto sua história hoje já possui ares míticos. Dona Beja chegou a Araxá no ano de 1805, com os avós. Ana Jacinta, ao crescer, tornou-se uma das mais bonitas mulheres da região, fato que extrapolava, inclusive, os limites da cidade.
Era apaixonada por um fazendeiro da região, Manoel Fernando Sampaio. Entretanto, seu amor não pode ser consumado, já que foi sequestrada pelo ouvidor do imperador, Joaquim Inácio Silveira da Motta. Depois de dois anos vivendo como amante do ouvidor, ele retorna a Portugal, e Ana Jacinta a Araxá. Logo ao chegar na cidade, descobre que seu antigo amor havia casado com outra.
A sociedade de Araxá, bastante conservadora na época, via Ana Jacinta como uma mulher fácil, perigosa e ardilosa. Colocada às margens da sociedade e sem ter seu amor correspondido por seu amor, Ana resolve então prostituir-se, e vingar-se da cidade relacionando com todos os homens casados que viessem procurá-la.
Ela construiu na cidade um célebre bordel, chamado “Chácara do Jatobá”, e escolhia os homens que dormiriam com ela, em troca de dinheiro e jóias. Com isso, acabou construindo fortuna, e, segundo a lenda, depois de ter engravidado do próprio Antônio, resolve sair da cidade e ir viver na cidade hoje chamada Estrela do Sul.
A história de Dona Beja tornou-se famosa não só na região, mas em outros estados também. E essa fama só veio a aumentar depois que a extinta Rede Manchete lançou uma novela em 1986 contanto a história desta forte mulher.
Quem encarnou Dona Beja foi Maitê Proença, e Manoel Fernando Sampaio foi Gracindo Junior.

Hoje em dia a história de Dona Beja já virou lenda em Araxá, e seu nome pode ser visto denominando hoteis e até cachaças da região. Atualmente, Araxá possui um museu com pertences de Dona Beja, o Museu Histórico de Araxá Dona Beija.

(Fonte http://www.jornalavozdearaxa.com.br/dona-bejaa-historia-de-uma-mulher-que-levou-araxa-as-redes-nacionais/)

Visita de Wilson Maia a Araxá

Wilson Maia esteve no município de Araxá para definir todos dos detalhes para a realização da 1ª Copa Beja de Futebol, no período de 24 a 30 de Julho de 2019.

Juntamente com o Secretário de Esportes Edinho Souza, visitaram os campos de futebol do município, os locais de alojamento e pontos turísticos de Araxá, que mostrou ser uma excelente cidade para receber a competição com bela estrutura.

Após as visitas, reuniu-se com o Prefeito Aracely de Paula e com o Secretário de Esportes Edinho Souza, e foi detalhado todo procedimento para a realização deste grande evento.

Foto: Wilson Maia e Edinho Souza (Secretário de Esportes de Araxá)
 
Fotos dos Campos com ótimos gramados.

Edinho Souza (Secretário de Esportes de Araxá) e Wilson Maia visitam os campos de futebol em Araxá.

 
Informações Gerais da 1ª Copa Beja de Futebol de Araxá MG
Data: 24 a 30 de Julho de 2019
Local: Axaxá - MG
Cat.: 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009
 
Alojamentos: Salas de aulas, clubes, ginásios, salões e entidades preparadas especialmente para recepcioná-los. Os participantes deverão trazer: colchões, roupa de cama, travesseiros, cobertores, pratos, talheres, copo e produtos de higiene pessoal.
Cada equipe deverá obrigatóriamente trazer um segurança ou responsável para seu alojamento. Pertences pessoais e de valor são de responábilidade das equipes.
Alimentação: A partir do dia 24/07 será servido o Almoço e o Jantar, e a partir do dia 25/07 serão servidas refeições diárias (Café, Almoço e Jantar). Os participantes deverão trazer pratos, talheres e copos. O refeitório não irá emprestar pratos, talheres e copos, isso são materiais de responsabilidades das equipes. Antes do almoço do dia 24/07 a organização não se responsabiza pela alimentação.
Arbitragem e Premiação: Serão premiados os três melhores colocados de cada categoria com troféu e medalha. O quarto colocado receberá medalha. Serão premiados também o artilheiro e defesa menos vazada de cada categoria.
*O Transporte interno e extreno será de responsabilidade das equipes.
Participação:
Poderá participar do evento: escolas de futebol, entidades filantrópicas ou assistenciais, times de empresas ou escolas (municipais, estaduais e particulares), prefeituras municipais, clubes profissionais e amadores do Brasil e do exterior.
Desfile de Abertura:
As equipes deverão obrigatoriamente participar do desfile de abertura (desde que estejam na cidade)
Documentação original:
OS ÚNICOS DOCUMENTOS QUE DÃO CONDIÇÃO DE JOGO AO ATLETA SÃO:
- Cédula de Identidade (RG) do país de origem
- Passaporte do país de origem
-Todo atleta deverá ter autorização dos pais e atestado médico ficando sob a responsabilidade do dirigente da delegação a posse deste documento.
Bola:
Cada agremiação deverá apresentar duas bolas em condições de jogo ao representante da partida, antes do início da mesma.
Socorro Médico:
Todo atendimento aos atletas será prestado via SUS. A organização não se responsabilizará por qualquer despesa.
 
Para Inscrição entre em contato:
Wilson Maia (44) 9 8828-0565 (Claro/WhatsApp) / (44) 9 9894-0565 (Tim/WhatsApp) - Escritório (44) 3312-1164
E-mail: wm.wilsonmaia@gmail.com
Para garantir a vaga, a equipe deverá depositar parte da taxa de inscrição conforme indica o folder.
Os depósitos poderão ser efetuados nos seguintes bancos:
Banco Itaú: Agência: 3899 - Conta Corrente: 10949-4
Banco Caixa Econômica: Agência: 1260 - Operação 003 - Conta Corrente: 1789-4
ATENÇÃO: Enviar comprovante do depósito por E-mail com o nome da equipe, categorias e a Copa que irá participar, caso não seja feito isso não será confirmada a inscrição.
Preencha a ficha de inscrição e nos envie por E-mail uma cópia e leve a original e entregue na CCO na chegada ao evento juntamente com a autorização.
 
Localização
 
WM Show de Bola - Eventos Esportivos